quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Experimentação de práticas de leitura com multimídia

 Esta atividade está relacionada á praticas de leitura com multimídia, tarefa solicitada pelo curso Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade.
Público- alvo: crianças na faixa etária entre 6 e 7 anos no primeiro ano do ensino fundamental.
Tema gerador: Meio Ambiente
Objetivo da prática leitora:
 Cada vez mais sentimos as mudanças climáticas se refletirem em nosso dia-a-dia alterando a maneira de viver e conduzir nossas atividades, sensibilizar os alunos e possibilitar uma reflexão sobre essa problemática.
Materiais e recursos utilizados:
·         Leitura da letra da música “Tempo de ser Feliz” – Jamily;
·         Vídeo da música;
·         Leitura de imagens do vídeo.
Etapas de desenvolvimento:
1º momento:
Apresentar para os alunos a letra da música e ler a mesma para eles;
Tempo de Ser Feliz
Composição: Beno César / Solange de César
Salvem o nosso planeta
Salvem o nosso país
Salvem a nossa Amazônia
O nosso verde está por um triz
O mico leão dourado
O boto rosa também
O dedo de Deus já criou
O homem mexeu,destruiu,desbotou
Salvem meu futuro
Eu quero um amanhã sem medo
Sem crianças pelas ruas

Pedindo um pedaço de pão
Salvem meu futuro
Eu quero respirar ar puro 
500 anos quero bis
Dá tempo de ser feliz
Salvem o nosso planeta
Salvem o nosso país
Salvem a nossa Amazônia
O nosso verde está por um triz
O mico leão dourado
O boto rosa também
O dedo de Deus já criou
O homem mexeu,destruiu,desbotou
Salvem meu futuro
Eu quero um amanhã sem medo
Sem crianças pelas ruas
Pedindo um pedaço de pão
Salvem meu futuro
Eu quero respirar ar puro
500 anos quero biz
Dá tempo de ser feliz
Deus ilumina essa nação
E ponha amor nos corações
Dos que governam a minha,a nossa pátria amada
Deus ilumina essa nação
E ponha amor nos corações
Dos que governam a minha,a nossa pátria amada
Brasil (2x)

Deixar falar sobre as sensações que tiveram, o que sentiram ao ouvir a leitura.
2º momento:
Apresentar a música em áudio para que as crianças ouçam e desenhem sobre as percepções que tiveram.
3º momento:
Apresentar o vídeo da música  e compará-lo com as ilustrações que os alunos fizeram anteriormente. Descrever oralmente as imagens do vídeo.
4º momento:
Solicitar às crianças que pesquisem em jornais ou revistas notícias sobre as mudanças do clima e suas conseqüências bem como sobre a preservação da natureza.
5º momento:
Construção de painel com os desenhos produzidos e reportagens encontradas pelos alunos.
 
TEMA GERADOR: Educação Ambiental
TÍTULO: Lixo
PÚBLICO-ALVO: Séries Finais do Ensino Fundamental
DISCIPLINAS: Artes, Ciências e Língua Portuguesa
OBJETIVO DA PRÁTICA LEITORA:
_ Compreender a redução do lixo como principal meio para diminuir a contaminação das águas e do solo e o papel do ser humano (de cada um e do coletivo) para obter um ambiente mais limpo.
MATERIAIS E RECURSOS UTILIZADOS:
- Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Saberes sócio-culturais sobre tema. Noções sobre os diferentes tipos de resíduos produzidos pelo ser humano.
- Gravuras
- Texto: O lixo de Luis Fernando Veríssimo
- Poema: O bicho  de Manuel Bandeira
- Vídeos
ESTRATÉGIAS E RECURSOS
INICIANDO O TRABALHO... 
TEXTO:
O Bicho 
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Após a leitura do poema, refletir com os alunos sobre:
·         As sensações sentidas ao ler o poema;
·         O espaço em que aconteceu a cena retratada;
·         A questão do lixo na vida das pessoas e na sociedade.

TRABALHANDO O TEMA....
Para continuar o trabalho com o tema LIXO propor aos alunos o seguinte:
Cada um deverá observar o lixo produzido por si e por sua família durante uma semana, anotando tudo no caderno. Após realizar a anotação e observação deverão produzir cartazes representando esse LIXO.
Nesta aula os alunos apresentarão os cartazes e discutirão as seguintes questões:
• Que tipo de material aparece mais frequentemente no lixo de cada família?
• É o mesmo para a turma toda?
• Dos materiais que apareceram nos cartazes, algum poderia não estar no lixo e servir para outras pessoas? Quais?

Ø  Apresentar a definição de lixo presente no dicionário Aurélio e refletir com os alunos:
LIXO sm. 1. O que se varre da casa, da rua, e se joga fora; entulho. 2. Coisa imprestável. (FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, 1910 – 1989 Minidicionário Aurélio)
• Segundo essa definição, tudo que “está” no lixo “é” realmente lixo?

 CONTANDO HISTÓRIAS...
Proponha agora a seguinte atividade:
O LIXO CONTA A NOSSA HISTÓRIA
Analisando o que é descartado como lixo pelas pessoas é possível ter uma ideia do tipo de vida que elas levam. Para realizar esta atividade leia o texto a seguir.

Texto:
O lixo

(Luis Fernando Veríssimo)
Encontram-se na área de serviço. Cada um com o seu pacote de lixo. É a primeira vez que se falam.
- Bom dia.
- Bom dia.
- A senhora é do 610.
- E o senhor do 612.
- Eu ainda não lhe conhecia pessoalmente...
- Pois é ... - Desculpe a minha indiscrição, mastenho visto o seu lixo ...
- O meu quê?
- O seu lixo.
- Ah...
- Reparei que nunca é muito. Sua família deve ser pequena.
- Na verdade sou só eu.
- Humm. Notei também que o senhor usa muito comida em lata.
- É que eu tenho que fazer minha própria comida. E como não sei cozinhar.
- Entendo.
- A senhora também.
- Me chama de você.
- Você também perdoe a minha indiscrição, mas tenho visto alguns restos de comida em seu lixo. Champignons, coisas assim.
- É que eu gosto muito de cozinhar. Fazer pratos diferentes. Mas como moro sozinha, às vezes sobra.
- A senhora... Você não tem família?
- Tenho, mas não aqui.
- No Espírito Santo.
- Como é que você sabe?
- Vejo uns envelopes no seu lixo. Do Espírito Santo.
- É. Mamãe escreve todas as semanas.
- Ela é professora?
- Isso é incrível! Como você adivinhou?
- Pela letra no envelope. Achei que era letra de professora.
- O senhor não recebe muitas cartas. A julgar pelo seu lixo.
- Pois é ...
- No outro dia, tinha um envelope de telegrama amassado.
- É.
- Más notícias?
- Meu pai. Morreu.
- Sinto muito.
 -Ele já estava bem velhinho. Lá no Sul. Há tempos não nos víamos.
- Foi por isso que você recomeçou a fumar?
- Como é que você sabe?
- De um dia para o outro começaram a aparecer carteiras de cigarro amassadas no seu lixo.
- É verdade. Mas consegui parar outra vez.
- Eu, graças a Deus, nunca fumei.
- Eu sei, mas tenho visto uns vidrinhos de comprimidos no seu lixo...
- Tranquilizantes. Foi uma fase. Já passou.
- Você brigou com o namorado, certo?
- Isso você também descobriu no lixo?
- Primeiro o buquê de flores, com o cartãozinho, jogado fora. Depois, muito lenço de papel.
- É, chorei bastante, mas já passou.
- Mas hoje ainda tem uns lencinhos.
- É que estou com um pouco de coriza.
- Ah.
- Vejo muita revista de palavras cruzadas no seu lixo.
- É. Sim. Bem. Eu fico muito em casa. Não saio muito. Sabe como é.
- Namorada?
- Não.
- Mas há uns dias tinha uma fotografia de mulher no seu lixo. Até bonitinha.
- Eu estava limpando umas gavetas. Coisa antiga.
- Você não rasgou a fotografia. Isso significa que, no fundo, você quer que ela volte.
- Você está analisando o meu lixo!
- Não posso negar que o seu lixo me interessou.
- Engraçado. Quando examinei o seu lixo, decidi que gostaria de conhecê-la . Acho que foi a poesia.
- Não! Você viu meus poemas?
- Vi e gostei muito.
- Mas são muito ruins!
- Se você achasse eles ruins mesmo, teria rasgado. Eles só estavam dobrados.
- Se eu soubesse que você ia ler ...
- Só não fiquei com ele porque, afinal, estaria roubando. Se bem que, não sei: o lixo da pessoa ainda é propriedade dela?
- Acho que não. Lixo é domínio público.
- Você tem razão. Através do lixo, o particular se torna público. O que sobra da nossa vida privada se integra com a sobra dos outros. O lixo é comunitário. É a nossa parte mais social. Será isso?
- Bom, aí você já está indo fundo demais no lixo. Acho que...
- Ontem, no seu lixo.
- O quê?
- Me enganei, ou eram cascas de camarão?
- Acertou. Comprei uns camarões graúdos e descasquei.
- Eu adoro camarão.
- Descasquei, mas ainda não comi. Quem sabe a gente pode... Jantar juntos?
- É. Não quero dar trabalho.
- Trabalho nenhum.
- Vai sujar a sua cozinha.
- Nada. Num instante se limpa tudo e põe os restos fora.
- No seu lixo ou no meu...
 Após a realização da leitura, proponha as seguintes questões:
1)      É possível conhecermos uma pessoa de acordo com o lixo que produz?
2)      De acordo com o texto, “através do lixo, o particular se torna público". Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.

 UTILIZANDO RECURSOS MULTIMÍDIAS...
Na sala digital da escola, fazer o download do vídeo “Lixo e cidadania” no portal do professor/MEC. Esse vídeo apresenta o problema da geração do lixo e destaca a importância da sua separação, tendo em vista a reciclagem.
Após o vídeo, discutir com os alunos as questões:
• Que tipos de problemas o LIXO “que é lixo” pode causar para o ser humano e para o ambiente?
• O que leva as pessoas a aumentarem o consumo de produtos? Que interesses estão por trás do consumismo desenfreado?
·                    A grande maioria dos depósitos de lixo ocorre em áreas naturais, sem preparação para tal, ocorrendo contaminação de solos e águas, além do problema espaço, que fica cada vez menor ou mais longe. “Não basta que o lixo fique longe de nossas vistas.” Ele deve ter destino apropriado. O que pode ser feito para encontrar alternativas para resolver o problema do lixo?

ENCONTRANDO SAÍDAS...
 Considerando os problemas gerados pelo lixo para o ambiente e para o ser humano e a necessidade de promover sua redução, propor aos alunos a elaboração de uma campanha educativa, através da elaboração de uma apresentação em Power point, baseados nas alternativas elencadas na questão anterior, que aponte formas de preservar o meio onde vivemos, acompanhadas por ilustrações, e uma dramatização sobre o assunto tratado.
ENCERRANDO OS TRABALHOS...
Música: Tempo de ser feliz - Jamily

RECURSOS COMPLEMENTARES
A Webquest no link abaixo apresenta informações e atividades sobre o lixo.

Postado por Vanderléia e Lucineide

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