terça-feira, 30 de novembro de 2010

POESIA: UMA FORMA DE ENCANTAR!

Possibilidades de trabalho com poesia nas séries iniciais


A poesia é umas das riquíssimas ferramentas que os pais e professores podem lançar mão para trabalhar com as crianças. O termo “trabalhar” pode dar uma ênfase de seriedade se tratando de leitura com crianças e sabemos que a literatura infantil vai muito além de simplesmente apresentar à criança um texto lido.
Desde o ventre materno a criança já pode começar a ter contato com a literatura, a fantasia e o prazer que as poesias e histórias proporcionam, quanto mais cedo, melhor!
Na sala de aula, o professor muitas vezes se utiliza de leituras para trabalhar gramática, ortografia e esquece ou não se permite aguçar a imaginação e a fantasia das crianças temendo deixar de trabalhar com os “conteúdos necessários” à formação dos pequenos.
Ao ingressar na escola, a criança traz consigo uma expectativa muito grande em relação a tudo o que irá encontrar: colegas, professora e principalmente sobre o que irá aprender. Como é de sua natureza a criação, a brincadeira, os jogos de faz- de- conta o professor precisa ter a sensibilidade de continuar incentivando a imaginação dessa criança para que ela não perca o encantamento pela escola.
 No primeiro ano do ensino fundamental, as crianças chegam à escola, em sua maioria, sem saber ler e é incrível de se ver quando pegam um livro nas mãos para ler, pois ,através das figuras, criam histórias e situações, frutos do imaginário, que vão muito além do que está escrito.
O jogo de palavras e rimas apresentado nas poesias são ainda mais ricos de fantasia e proporcionam conhecimento linguístico à criança e o mais importante de tudo, prazer.
O livro A arca de Noé de Vinicius de Moraes traz muitos poemas legais para as crianças e cabe ao professor dar ainda mais vida a eles no momento de lê-los para os alunos, como por exemplo: o tom de voz utilizado para ler o poema, a caracterização que poderá ser usada ilustrando um personagem da poesia. Isso são possibilidades para enriquecer este momento tão especial de crescimento do imaginário infantil.
 Outra ferramenta interessante é a música contribui positivamente no que se refere ao trabalho com crianças, pois através das melodias e letras podemos tocar profundamente os sentimentos humanos e assim chegar ao íntimo de cada um e buscar o que há de mais verdadeiro nas pessoas.
Música e poesia formam um par perfeito para desenvolver um trabalho fantástico com os pequenos, pois são atividades que vão ao encontro dos anseios e das expectativas infantis proporcionando prazer no momento de aprender e dando asas ao imaginário das crianças que é infinito em fantasia e imaginação.

Postado por Vanderléia e Lucineide

Nenhum comentário:

Postar um comentário